terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tema da Semana: Violência contra e entre os jovens. Por Iago Maciel

Todos os dias somos bombardeados através dos meios de comunicação por várias notícias que retrata a violência em todas as partes do mundo. Violência de todos os tipo seja ela física, verbal, psicológica, sexual e etc. Contra é claro todos os tipos de pessoas, crianças, adultos, idosos, mulheres...
Podemos destacar hoje como um dos tipos mais preocupantes a violência contra jovens. Pesquisas da  Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) mostra que o avanço das taxas de homicídios no Brasil nas últimas duas décadas ocorreu devido ao aumento da mortalidade entre os jovens e segundo um Mapa elaborado pela organização a taxa de homicídios na população de 15 a 24 anos saltou de 30 (a cada 100 mil jovens) para 51,7, entre 1980 e 2004. Nas demais faixas etárias, porém, o índice passou de 21,3 para 20,8 no período.
Ou seja, estatísticas muito preocupantes e que nos leva a repensar sobre os motivos responsáveis pelo aumento do número de jovens assassinados.

Essa semana teremos como tema a violência contra e entre jovens, e para começar a exposição do tema irei apresentar um fato ocorrido na escola em que estudo, onde um jovem foi morto no ano passado com dois tiros após ser confundido com algum meliante por dois homens. O caso gerou muita revolta entre os colegas de classe do jovem e todos os outros alunos da escola.

Para mais informações sobre o fato acesse:
A seguir postaremos o texto de Kessiane Hilário amiga da vitima, que retrata sua revolta e o seu ponto de vista sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário